A caminho da faixa seguinte.

Um conselho a todos os jovens praticantes de BJJ, como eu…
No inicio é muito recorrente o aluno comparar o seu Jiu-Jitsu com o de outros colegas de faixa ou outros colegas que entraram na Academia mais ou menos na mesma altura.

Na minha opinião isso é um erro colossal. O Jiu-Jitsu embora deva ser encarado como um desporto praticado no “seio de uma familia” que deve ser a tua equipa, deve por outro lado ser uma caminhada solitária, uma caminhada pautada pela luta do atleta “contra si mesmo”, contra os seus limites, procurando sempre ultrapassa-los.

É perigoso comparar Jiu-Jitsus, cada atleta é um atleta diferente e o que se deve avaliar num lutador é a consistência da sua técnica e a sua evolução desde o ponto zero.

Perder lutas?! Perdem-se lutas nos treinos por muitas razões, desde a disposição do atleta naquele dia, ao peso e motivação do colega de equipa.

Não deixes que as derrotas te desmotivem ou que te façam pôr em dúvida a tua aprendizagem, apenas o teu Professor tem capacidade para te avaliar como um todo, para avaliar a consistência do teu jogo, da tua técnica.

A tua caminhada no Jiu-Jitsu é um caminho a ser trilhado por ti… acompanhado por um bando de amigos… Mas trilhado por ti.

Anúncios
por Zack

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s