As sereias do tatame

Com a mesma certeza com que vos garanto que na próxima Primavera as andorinhas vão voltar, também vos posso garantir que mais tarde ou mais cedo irá surgir uma lesão decorrente da prática do Jiu-Jitsu, não que o JJ seja mais propenso a lesões que qualquer outra Arte Marcial, apenas porque estão a praticar um desporto intenso e extremamente dinâmico.

Se a lesão for grave a visita ao Dr. não deve ser adiada e deve ser ponderada a hipótese de dar uma folga ao Jiu-Jitsu, o mais importante é que a recuperação seja total para que estejam aptos a rolar no máximo da vossa capacidade no mais curto espaço de tempo.

Mas para alguns o chamamento do treino é como o canto das sereias… Não dá para resistir. Pelo que aqui deixo uma alternativa:

Rolar a baixa rotação

Tens sempre a possibilidade de rolar a uma velocidade mais baixa do que a usual. Não será tão divertido como num dia normal nem terás tanto retorno do treino, mas ainda dá para praticares o teu jogo, melhorares posições base, melhorar a distribuição do peso…pormenores que por vezes falham quando rolamos a alta rotação.

Rolar com um companheiro calmo

Em todas as Academias existem aqueles colegas com quem rolar é o mesmo que disputar a final do absoluto do Pan Americano… todos os dias. Escolhe um parceiro calminho ou mesmo uma rapariga, explica que estás lesionado que procuras rolar a um ritmo calmo e sem grandes tentativas de submissão na zona da lesão.

Exercícios

Por vezes fazer os mesmos exercícios vezes sem conta pode tornar-se aborrecido, apesar de necessário. Mas se estiverem lesionados esta pode ser a altura ideal para se praticar o mais tecnicamente possível e dos dois lados, aquela posição que em condições normais, odiamos treinar.

Gracias Murasaki!

Anúncios
por Zack

Um comentário a “As sereias do tatame

  1. Quase sem palavras…

    Que mais posso dizer… Sou muito sortuda!!!!

    Faço parte de um “grupo/equipa” no qual se pratica um desporto sério (melhor ainda… defesa pessoal!!), de forma muito divertida. Consequentemente as tensões são aliviadas e/ou até colmatadas!!! O que é deveras imprescindível devido ao ritmo avassalador em que rotinamente vivemos!!
    Não sei se por “obra do acaso” ou se por uma selecção “espontaneamente imposta” ;), esta equipa também está repleta de pessoas fantásticas e essencialmente… de Amigos, mas AMIGOS no sentido lato da palavra!!!!

    Enfim, somos deveras felizardos por termos um mentor que nos incute uma filosofia que não tem lugar para pretensiosismo de tipo algum!!!… E que é o profissional e AMIGO que todos nós temos o privilégio de conhecer!!!

    Para além de tudo “isto” e muito mais que poderia enumerar ainda damos gargalhadas a ler as tuas crónicas!!! Obrigada pela tua boa disposição e contínua criatividade!!!
    Continua a explanar de forma tão efusiva as tuas teorias e experiências da nossa grande paixão e consequentemente vício!!!!

    P.S. Agora temos a ATIV!!! Treinos “underground”!!!! Aonde se pode ficar no tatame sem limites de horários!!! ;)

    T.T.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s