Sérgio Canudo

caudophotoblog

Nascido há 31 anos no Rio de Janeiro, o faixa preta Sérgio “Canudo” é o que os anglo-saxónicos classificariam de uma personagem “larger then life”.

Canudo aliás António Zimmermann Cardoso, que se consagrou Campeão Europeu no peso e no Absoluto Masters no último Open de Lisboa é um bom exemplo da teoria que diz que o nosso estilo de Jiu-Jitsu é muitas vezes é uma extensão da nossa personalidade. Com movimentos amplos de pernas e um esbracejar que não deixa ninguém indiferente, o jogo de Sérgio Canudo é um verdadeiro reflexo da sua personalidade extrovertida, ainda que distante.

Para além de “letal” como um helicóptero Apache, este faixa preta consegue ainda ser o único atleta que conheço que rola sempre com um quase imperceptível sorriso nos lábios. Uma expressão inquietante e desconcertante quando sabemos que dentro da cabeça do nosso sorridente adversário estão 1001 maneiras de nos apertar os gasganete.

Caindo no cliché de compartimentar lutadores de Jiu-Jitsu em “guardeiros” e “passadores”, Canudo é na minha opinião um “guardeiro” fora de série.

Lembro-me de numa das duas únicas rolas que dei com o Canudo, ele frustrado com o meu péssimo Jiu-Jitsu, parou e disse: “Vá faz qualquer coisa” e colocou-se numa posição lateral ligeiramente enrolado protegendo os antebraços… A defesa “peso-morto” foi em si tão eficaz que eu não consegui fazer nada… e isso é muito frustrante.

Idade e local de nascimento.?

31 anos – Rio de Janeiro

Com que idade começaste a praticar JJ?

Comecei com 15 anos…

Quem te levou ou como conheceste a arte?

Já tinha amigos que praticavam e eu treinava Muai Thay e um dia no colégio faltou o nosso professor de Educação Física e tinhamos um Dojo inteiro a nossa disposição, e então começamos a brincar de luta, a famosa “taparia”, e um amigo meu toda hora me colocava para baixo e me enchia de tapa, foi ai que eu começei a olhar com outros olhos o Jiu-Jitsu, hoje esse meu amigo ainda é faixa roxa e sempre que eu encontro com ele ele me diz: ” lembra aquele dia que eu te meti a porrada? Fui eu que te trouxe pra cá”.

 Quantos anos até chegares na preta?

10 anos mais ou menos.

Ainda te lembras o que sentiste quando puseste a cobra negra na cintura pela primeira vez?

A primeira vez a gente nunca esquece. Estava trabalhando em uma sexta-feira normal e ja tinha um tempão sem treinar devido a motivos profissionais e o meu telefona toca, era o meu mestre Osiris Maia dizendo: ” Serginho tenho uma luta para vc fazer amanhã”… Eu respondi: ” mestre não treino a quase 2 anos…” E ele disse: “Não quero mais ninguém…. tem que ser você.” Então depois desse voto de confiança não tive como recusar, cheguei na manhã seguinte com o meu quimono e minha faixa marrom e quando chamam meu nome e entro no ringue, vem o Saddan ( outro faixa preta do Carlson Gracie) correndo e diz : ” Serginho tira esse faixa bicho e coloca essa aqui, você vai lutar com o Shaolin!!!!”. Na hora eu senti que aquilo já fazia parte da minha vida, tinham pessoas que confiavam em mim e que era a hora de eu mostrar o meu valor também na faixa preta. Neste dia eu perdi a luta casada, mas ganhei o respeito de muita gente e o mais importante foi despertar em mim o que eu já havia deixado de lado a um certo tempo, a vontade de me superar, lutar e melhorar a cada dia.

Alguma luta memorável?

Tenho várias….. ficaria dias e dias falando sobre as lutas, mas nenhuma em especial….

Derrota que nunca esquecerás?

A minha primeira luta na faixa branca onde perdi para um aluno do Alan Góes de 3X2, o cara passou a minha guarda. A partir desse dia eu coloquei na minha cabeça que eu tinha que treinar mais a minha guarda fechada, para isso não acontecer mais e no fundo acho que resultou.

 Algum lutador que admires muito?

Tenho vários!!! Osiris Maia, Amaury Bitetti, Wallid, entre outros…

Que conselho darias a um faixa branca de 3 riscas?

Treine forte, com o coração , mas nunca se esqueça que a maior faixa preta que um homem pode ter não é aquela que ele carrega na cintura e sim a faixa preta do caráter, essa nem todos podem ter.

por Zack

Deixe uma Resposta

