Guerilla Jiu Jitsu

guerilla

Chegou às minhas mãos o livro Guerilla Jiu-Jitsu do Dave Camarillo. De titulo sugestivo e de  proficiente autor era um titulo que espera avaliar com uma nota mais alta, no entanto o livro é uma desilusão em toda a linha.

A introdução autobiográfica que nestes livros habitualmente antecede a explanação técnica é no mínimo surreal. Dave Camarillo perde páginas preciosas a descrever como partiu braços a judocas em competições oficiais, as suas guerras pessoais com Ralph Gracie, por entre um chorrilho de elogios narcisistas à sua pessoa, à sua performance desportiva e aos seus métodos ultra inovadores do ensido da Arte Suave. Aparentemente a sua academia é uma democracia ao estilo cantão suiço.

No segundo capitulo e saindo do nevoeiro intelectual de Camarillo, as coisas melhoram um pouco com técnicas que queda (Camarillo é faixa preta de Judo), técnicas que pegada e de derrube… No entanto o grosso do livro prende-se com técnicas para as quais não me considero conhecedor o suficiente para avaliar, mas que apenas posso descrever como bastante avançadas, os titulos dizem tudo:

Omoplata voadora,
Triângulo voador,
Triângulo invertido voador,
Armlock voador, quando nos agarraram uma perna,

Enfim… estão a ver né?

Anúncios
por Zack

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s