Saúde no Jiu Jitsu – Tendinites

Antes de mais cumpre-me alertar que o post que se segue deve ser considerado apenas uma curiosidade e não um qualquer guião médico fidedigno, o mesmo se aplica a um post mais antigo sobre hematomas auriculares.

 Paralelamente ao meu treino de JJ, eu faço umas corridas para ganhar algum gás. Na última corridinha, ao fim de 20 minutos comecei a sentir uma dor no joelho esquerdo, na parte de baixo, quase como se fosse o começo da tíbia. Se parasse parava de doer, se rolar, posso fazer todos os movimentos que também não me dói, resumindo e concluindo só me dói se efectuar movimentos de impacto como saltar, agachamentos ou corrida.

Veredicto: Uma tendinite.

As Tendinites

 Os tendões correspondem à parte do tecido muscular que tem uma característica dura, flexível e fibrosa, responsável pela conexão dos músculos aos ossos, fazendo um sistema de alavanca. Quando os tendões estão inflamados, irritados ou sofrem lesões microscópicas, leva a uma condição chamada tendinite. Os tendões podem ser pequenos e delicados, como os dos músculos das mãos, ou grandes e pesados, como os dos músculos da coxa. Na maioria dos casos, a tendinite acontece para uma das seguintes razões – por excesso de uso (um movimento do corpo em particular é repetido muito frequentemente) ou por sobrecarga (o nível de uma certa actividade, como o carregamento de pesos, tem sua frequência aumentada muito depressa).

 A tendinite normalmente acontece nos ombros, nos cotovelos, nos joelhos, nos pulsos e nas solas dos pés, embora possa acontecer em qualquer lugar no corpo. Por razões incertas, a tendinite é também comum em pessoas com diabetes.

 Em geral, a tendinite causa dor nos tecidos que cercam a junta (articulação), especialmente depois que a junta tenha sido muito usada, durante um jogo ou no trabalho. Em alguns casos, a junta pode também se tornar fraca, e a área pode ficar vermelha, inchada ou quente.

 O meu caso:

 Tendinite no joelho (joelho do saltador) – É a forma mais comum de tendinite do joelho, envolve o tendão da patela (rótula) ou o tendão do quadríceps na parte superior do joelho. É uma lesão comum por excesso de uso, especialmente nos jogadores de basquetebol e corredores de distância.

 Não vou escrever nada sobre tratamento, porque não sou médico, mas comprei numa farmácia uma pomada chamada Mobilisin que tem dado bons resultados.

 

Anúncios
por Zack

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s