Tinguinha entrevistado pelo Black Java

Mauricio “Tinguinha” Mariano é uma faixa preta da velha escola, mas para além de excelente lutador, Tinguinha é também um Professor na vanguarda do ensino do Jiu Jitsu e prova disso mesmo é que Tinguinha está invadindo a Internet com a sua academia virtual… Mas deixo-vos com as palavras do Professor.

tinga1

1) Há quanto tempo praticas JJ e o que te levou para a nossa arte?

Eu pratico jiu jitsu há mais de 22 anos, e eu comecei a treina por influencia do meu irmão ,eu já treinava judo há alguns anos e o meu irmão começou a praticar jiu jitsu na  academia Gracie,e sempre me chamava para treinar com ele então, um dia  fui e amei, eu vi que não só eu podia dar quedas como no judo, mas também podia continuar treinando no chão. Então, a partir desse dia eu parei o judo e comecei o jiu jitsu.

2) O que sentiste quando colocaste a faixa preta à cintura pela primeira vez?

Foi um dia muito especial para mim. Desde o meu primeiro dia que comecei a treinar eu coloquei essa meta de chegar na faixa preta. Foi a realização de um sonho.

3) Que faixa foi a mais desafiante para ti?

Para mim foi a faixa roxa. Foi uma transição bem difícil porque eu recebi a minha faixa roxa com 17 anos e competia em competição na categoria juvenil então, quando eu mudei para a roxa eu passei a lutar na categoria adulto alem do nível técnico ser bem acima eu também senti muita diferença de forca em relação aos meus adversários.

4) Teu registo competitivo é fabuloso e já muito escalpelizado, por isso eu quero saber é que derrota te marcou mais? E o que você aprendeu com ela?

A derrota que mais me marcou foi na primeira luta de faixa roxa ,eu vinha de uma campanha de quase 2 anos sem perder nenhuma luta na faixa azul e no primeiro campeonato de faixa roxa eu perdi a minha primeira luta. Foi uma derrota que mexeu muito comigo na época mas, eu aprendi muito com essa derrota, me fez com certeza ser um lutador mais determinado e lidar melhor com as derrotas na minha carreira, que isso faz parte só não perde quem não luta.

academygalery-14

5) Que conselho pode dar a um faixa branca

O meu conselho para um praticante de jiu jitsu que esta começando agora e para lembrar que um faixa preta e um faixa branca que nunca deixou de treinar. Todos os faixas pretas passaram por toda as faixas, por todas as dificuldades no treino ate chegar a faixa preta. O mais importante e ter paciência e aproveitar cada etapa no seu caminho de aprendizado.

pic-academy-27

Mauircio Tinguinha explicou-nos ainda o seu projecto online…

Eu acabei de lançar um online training system  www.tbjj.tv  que pode ser acessado de qualquer lugar do mundo. Esse e um projecto que eu estava fazendo há mas de um ano e agora ficou pronto.O Tinguinha online training system e um web site extremamente organizado com técnicas de jiu jitsu, divididos por categorias e níveis de faixas, nos temos técnicas de kimono e sem kimono, defesa pessoal, e imagens de campeonatos, imagens de sessões de treino na minha academia, entrevistas com lutadores e professores de diversos  lugares do mundo.Também temos dicas para exercícios específicos para o jiu jitsu.Temos  faixas pretas convidados ensinado as técnicas preferidas deles. Também temos para os iniciantes um completo guia de treino, passo a passo desde o primeiro dia que inicia no jiu jitsu ate a faixa azul e para os avançados nos temos uma sessão especifica  de combinação de técnicas e escapadas e inúmeras coisas mais.

OBRIGADO TINGUINHA!!!!

por Zack

Deixe uma Resposta

