Raspagem de Gancho por dentro.

Ontem fui correr e voltou a doer-me o joelho, desta vez não o esquerdo, mas o direito. Isto só me acontece num determinado percurso perto de minha casa. Estou convencido que é do piso (cimento), pois corri a um ritmo moderado, concentrei-me na passada e tudo. Enquanto isto não passa, vou tentar saltar um pouco à corda para ganhar gás e quinta-feira foi ao ginásio fortalecer os joelhos nas máquinas.

Na aula de sexta-feira trabalhámos a raspagem de gancho por dentro com algumas variações da mesma. É uma técnica muito útil apesar de talvez um cinto mais avançado a conseguir evitar facilmente. Mesmo as técnicas mais básicas e facilmente defensáveis são muito importantes de serem praticadas. No caso das raspagens, as técnicas mais básicas são boas para nos inculcarem conceitos fundamentais de alavancagem, de timming, de colocação dos fulcros (neste caso os pés), de posicionamento defensivo das mãos e neste caso de posicionamento final. Não interessa muito raspar se depois não souberes como contrariar o movimento seguinte do adversário.

Um exemplo: A raspagem que aprendi na última aula eu já a tinha visto ser feita por outros em rolas, é simples e eu já a tinha tentado nos meus rolas. No entanto acontecia que eu raspava com sucesso e o adversário no movimento seguinte colocava-se na minha meia-guarda ou mesmo no cem kilos e eu não percebia porquê.

Estamos a falar daquela raspagem em que estamos com o rabo no chão, o adversário está de joelhos à nossa frente. Entramos bem dentro das pernas do adversário, esgrimamos para abraçar a faixa do adversário, agarramos a outra manga, deixamo-nos cair para trás e levantamos a perna dele com o nosso gancho.

Pormenor que eu falhava:  Quando nos deixamos cair para trás para ganhar alavanca no gancho, eu não puxava a manga do adversário para o interior das minhas pernas. Ora o adversário não caia de costas no chão e conseguia colocar uma mão no chão, daí vinha sempre para cima de mim.

Agora já tenho solução para isso.

por Zack

Deixe uma Resposta

