O terror da IBJJF

Recentemente foi lançada na comunidade a discussão sobre se a IBJJF deveria impôr intervalos de tempo para a atribuição de faixas aos praticantes de Jiu Jitsu, do género um ano na faixa azul, dois anos na faixa roxa, dois anos na faixa castanha etc etc…

A ideia em si, parece-me ridícula por razões sobre as quais não me vou alongar aqui. Mas o que me chamou a atenção foi a noção (dos que discutiam o assunto) de que a IBJJF é uma espécie de FIFA do Jiu Jitsu. O que não podia estar mais errado.

A IBJJF é uma Federação como existem muitas outras Federações que não se reconhecem entre si. A IBJJF é o projecto de Carlinhos Gracie Jr para o Jiu Jitsu, nada mais, não detêm qualquer tipo de poder sobre os Professores de Jiu Jitsu, nem sobre as metodologias de treino/atribuição de faixa que estes implementam. Era só o que faltava!

Agora, é óbvio que para participar nos torneios organizados pela IBJJF tem de se cumprir com os seus regulamentos… Mas isso aplica-se também a qualquer uma das outras Federações de Jiu Jitsu.

Anúncios
por Zack

Um comentário a “O terror da IBJJF

  1. Este intervalo já existe.

    Isto fica mais ridículo ainda eles mesmo não seguem as suas regras. Tudo é uma questão de depende. Para o pobre é obrigatório seguir as regras, mas se esta pessoa for do interesse da IBJJF a regra não é seguida a risca.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s