A esperança nunca morre…

Não há fórum sobre Jiu Jitsu em que não se fale sobre o quão subvalorizados estão os atletas de BJJ da alta roda. As queixas sobre falta de apoios e patrocínios e as teorias de que o Jiu Jitsu é o desporto de luta em maior expansão. Não digo que não, mas caros jiu jiteiros… A nossa Arte jamais atingirá a escala planetária que se lhe vaticina.

Tenhamos o Judo por exemplo, afinal de contas é a Arte mais próxima da nossa. Está implantado há décadas, tem um lobby fortíssimo, está nos Olímpicos, algumas provas dão na televisão e…e… pouco mais, não se pode dizer que o Judo sejam um fenómeno de popularidade fora dos meandros judocas.

E qual é a tendência do Judo? Menos chão e mais luta em pé. Porquê? Porque a mediatização do desporto implica movimentos bruscos, técnica televisionável, quedas, corpos pelo ar… show. No MMA se a luta vai ao chão e ali fica um bocado, a plateia começa a abrir a boca… Conseguem imaginar tentar-se impingir um campeonato de BJJ a um canal de televisão e os responsáveis depois assistirem a uma luta em que dois colegas nossos puxam da guarda 50/50? Nada mais aborrecido…

A nossa Arte será nossa, só nosso porque ninguém se vai interessar por ela. Eu não me importo, desde que não me a tirem… E quem é que saberia viver sem escutar de vez em quando “ – Praticas Jiu Quê?”

Anúncios
por Zack

Um comentário a “A esperança nunca morre…

  1. Ainda há pouco tempo discuti por duas vezes essa mesma questão pelo ponto de vista da – na minha opinião – utopia do BJJ como futuro desporto olímpico… not gonna happen, e as que aqui que lêem são apenas duas de muitas razões para assim ser. Eu por mim não podia estar menos preocupado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s